Tudo o que precisa bem pertinho de você

Topázio Mall: 2 anos de muitas histórias e transformações

Avenida Heráclito Mourão de Miranda com Avenida dos Engenheiros. Era neste endereço que ficava um lote vago onde acumulava entulho, animais peçonhentos e servia de abrigo para moradores em situação de rua. Para piorar a situação, em frente a esse lote, ficava uma praça que também se encontrava em condição de total abandono. Quem passava por ali, sentia muito medo. “A gente ficava assustado de passar ali à noite, porque tinha medo de ser assaltado. Tinha pessoas que utilizavam aquele ponto para fazer uso de drogas. Infelizmente, era um ponto horroroso”, lembra Alessandra Lima, moradora da região. 

Apesar das condições do terreno, o local era promissor, ficava entre os bairros Alípio de Melo (tradicional e consolidado, mas ainda carente de bons imóveis comerciais) e Castelo (novo, em crescimento, estruturado). Em fevereiro de 2019, a Galicia Empreendimentos e Participações conseguiu fechar o acordo e comprou o lote. A partir daquele momento, a transformação era só uma questão de tempo.  

As obras duraram aproximadamente dois anos e a chegada do Topázio Mall aconteceu em junho de 2021. O cenário, que antes era de total abandono, mudou e para melhor. O empreendimento trouxe grandes melhorias para toda a comunidade, como: segurança, serviços, praticidade e conveniência por meio do centro comercial e também lazer, com a Praça dos Agricultores, valorizando ainda mais a região. 

Hoje o shopping conta com onze lojas de grandes marcas com um mix de produtos e serviços: Americanas, Bendita Empada, Boa Festa, Burger King, Cacau Show, Cobasi, Droga Clara, Lojas REDE, Mineirão Atacarejo, My Milk e Smart Fit. E a tendência é só crescer. Para Mateus Carvalho, à frente da Galicia Empreendimentos e Participações, administradora do Topázio Mall, o centro comercial também trouxe  desenvolvimento para a região. “Quando chegamos aqui, percebemos que o terreno era promissor, localizado na divisa dos bairros, ainda carentes de bons imóveis comerciais. Nossa ideia sempre foi construir um centro comercial com boas lojas e com serviços que trouxessem comodidade para a população. Temos excelentes expectativas para o crescimento da região e com investimento contínuo no Topázio Mall para que ele se mantenha um centro de compras moderno e que atenda a todas as necessidades dos moradores”, explica.

Gestão sustentável

Outra grande novidade é que desde sua construção, o empreendimento vem adotando uma gestão sustentável e responsável. Para isso, o shopping instalou 1.632 módulos fotovoltaicos na área completa do telhado, totalizando 5.000 m². A capacidade de geração média mensal é de 82.000 kWh/mês. Segundo, Matheus Jamil Alves Rachid, engenheiro responsável, a fonte de energia limpa equivale a cerca de 1.037 árvores plantadas ao longo de 25 anos, retirando da atmosfera cerca de 7.200 toneladas de CO2. O objetivo é abastecer o shopping (lojas e áreas comuns), bem como, posteriormente, criar uma associação para distribuição do recurso com baixo custo para a população.

Outra importante ação é o reaproveitamento da água. Durante as obras, foi observado um volume intenso de líquido no subsolo. Após vários estudos, foi confirmado que a água era de boa qualidade. A partir daí, foi construído um sistema de bombeamento eficiente e estação de tratamento da água, ambos totalmente automatizados. Todo sistema é acompanhado por uma empresa especializada, contratada para realizar o tratamento, testes de qualidade da água e as devidas manutenções, garantindo assim seu pleno funcionamento. Atualmente, todo o mall é abastecido com essa estação, resultando numa economia de mais de 24 m3 por dia.

Feira TOP - realizada no piso 3 do centro comercial no bairro Alípio de Melo

Empreendedorismo

Idealizada pelo Topázio Mall, a primeira edição da Feira TOP foi realizada no piso 3 do centro comercial, nos dias 17 e 18 de junho e foi um sucesso. O evento teve como objetivo fortalecer a economia local bem como dar oportunidade e valorizar o trabalho de artistas, artesãos e produtores independentes de Belo Horizonte, principalmente dos bairros Alípio de Melo, Castelo, Serrano, Santa Terezinha e de toda a região da Pampulha.

A feira contou com produtos de diversos segmentos como: artesanato, bolsas, acessórios, vestuários, mesa posta, quitandas, doces, entre outros. 

Além disso, os visitantes puderam contar com o espaço de gastronomia e playkids. 
De acordo com Daiana Sampaio, responsável pelo marketing do Topázio Mall, a Feira TOP conseguiu fortalecer a cultura e o empreendedorismo locais. “Desde o início, a nossa ideia era promover uma conexão maior entre os produtores e a comunidade. E nós conseguimos isso com a feira, impactando também no desenvolvimento econômico da região. Isso foi fantástico”, afirma.

Nova Praça dos Agricultores - novo ponto de encontro para toda a família

Nova Praça dos Agricultores 

Além do grande empreendimento construído, a administração do Topázio Mall ainda decidiu adotar, a Praça dos Agricultores, uma forma de expressar o compromisso da empresa com o meio ambiente e proporcionar o bem comum. Desde o início, tínhamos a intenção de fazer algo maior pelo bairro e pela cidade. Nossa trajetória está apoiada no desenvolvimento sustentável, no respeito e na conexão com nossos clientes, lojistas e com a comunidade”, destaca Mateus.

A praça foi totalmente revitalizada e conta com playground, brinquedos diversificados, um espaço exclusivo para academia a céu aberto, mesa com jogos, novas plantas e uma área verde ampla e aconchegante. Um novo ponto de encontro para toda a família. 

O local é palco de diversos eventos, atividades recreativas e iniciativas pioneiras. Agora recebe mais um projeto que promete trazer ainda mais cultura para a comunidade, a Biblioteca a Céu Aberto. A casinha de livros será a segunda unidade a ser inaugurada em Belo Horizonte e a sexta em Minas Gerais. Um privilégio para os visitantes e amantes da literatura.   

A adoção da praça foi feita por meio do Programa Adoro BH, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. A adotante fica responsável pela revitalização e manutenção da praça, a fim de melhorar a paisagem urbana da cidade e qualidade de vida da população do seu entorno. O programa não estabelece nenhuma contrapartida ou dedução de imposto de renda e é um verdadeiro presente para a comunidade e a região. Mateus reforça que o objetivo foi retribuir para a comunidade todo o carinho com que o centro comercial, vizinho do local, foi recebido. “Fomos muito bem acolhidos na região e adotamos o espaço de forma espontânea por meio do Programa Adoro BH. É também uma forma de expressar nossa gratidão e parte do nosso compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida da população”, explica.

Todas essas ações marcam as comemorações de aniversário de 2 anos do mall e também fazem parte desse plano de crescimento e desenvolvimento cultural, social e econômico para a região. 

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress