Após a revitalização completa, a Praça dos Agricultores se tornou não apenas o lugar preferido dos visitantes para as horas de lazer, mas se transformou também em cenário de livro infantojuvenil. Escrito por Geysiane Andrade e com ilustrações de Bruno Ribeiro, “Bia e Leo em: se essa praça fosse minha” possui 36 páginas e conta a história dos irmãos, moradores do Bairro Alípio de Melo e que entram numa aventura para tentar preservar o os espaços e demais áreas verdes da Praça dos Agricultores, o lugar favorito deles. Nessa jornada, eles encontram Tom, Caramelo e os Guardiões da Praça, que irão ajudá-los na missão.
De acordo com a autora, esta obra tem como objetivo ajudar na preservação da praça, que foi revitalizada há pouco mais de 1 ano, e do meio ambiente. “A ideia é incentivar a preservação da praça, principalmente da área de playground, promovendo a conscientização e o respeito ao meio ambiente, aos espaços e às pessoas. Além de ser um estímulo à leitura, à literatura e à educação, a fim de gerar conexão com a comunidade e aguçar o senso de coletividade, cuidado e também de preservação da história, da memória e dos laços de afeto criados nesses espaços”, diz.
Para contar a história de maneira lúdica, foram criadas diversas ilustrações. E todo esse processo foi desafiador, segundo Bruno. “A interpretação da criança é inocente, e isso demanda um traço mais inofensivo. Mas o fato de o livro tratar muito de natureza me deu certo conforto, porque meus desenhos são muito ligados à temática das plantas. Outro desafio foi ter feito o livro quase 100% digital e, para mim, que sou mais acostumado com o desenho manual, acabou sendo incomum. Eu gosto muito de crianças e sinto que a ilustração é uma forma muito cuidadosa e fácil de informar e educar os pequenos”, explica.
Ainda segundo Bruno, a construção dos personagens foi a parte preferida da criação da obra. “Decidir as características físicas, a roupa, as cores são sempre especiais, porque é quando você sente que está dando forma a um ser humano, mesmo que na ficção”, diz.
O livro “Bia e Leo em: se essa praça fosse minha” foi idealizado e produzido pela agência de publicidade Ideação, com coordenação de Daiana Sampaio, e contou com o apoio do Topázio Mall, adotante da Praça dos Agricultores. Para Mateus Carvalho, administrador da Galícia Empreendimentos e Participações, administradora do Topázio Mall, o projeto do livro foi uma grata surpresa. “É uma maneira lúdica e didática de tentar transmitir a ideia de preservação do espaço pelo qual temos tanto carinho. A praça é um projeto multidisciplinar que tentamos manter, local de convivência, cultura, arte, leitura e brincadeiras. O livro trouxe essa mensagem de maneira leve e casou muito bem com outra iniciativa apoiada por nós, que é a Biblioteca a Céu Aberto”, enfatiza.
O lançamento será realizado no dia 1º de julho, data em que será comemorado os 2 anos do centro comercial. Nesse mesmo dia, acontecerá o evento Da Praça Festival – Cultura, com a presença dos dois personagens da obra, Tom e Caramelo, para contar um pouco da história do livro e dar orientações de preservação da praça. E ainda na programação, haverá show ao vivo e a inauguração do projeto Biblioteca ao Céu Aberto no local, que estará recebendo doações de livros.
Biblioteca a Céu Aberto – Pegue um livro, deixe um livro
A iniciativa surgiu depois que Mônia Souza, idealizadora do projeto, viu várias dessas casinhas de livros espalhadas pelo Canadá. Assim que retornou ao Brasil, ela pôs em prática, e a primeira unidade da Biblioteca a Céu Aberto foi inaugurada em agosto de 2022, em frente à Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da capital mineira. De lá para cá, outras unidades foram surgindo, como nas cidades mineiras de Monte Carmelo, Araxá e Araguari. A Biblioteca a Céu Aberto da Praça dos Agricultores será a sexta unidade inaugurada e contará com um exemplar do livro “Bia e Leo, se essa praça fosse minha”. Outras 30 casinhas de livros estão para serem instaladas até o final deste ano.
Segundo Mônia, mais de 4 mil livros já passaram pelas casinhas. “Todos os livros que recebemos de doações nós carimbamos e colocamos nas bibliotecas. As obras não podem ser vendidas e nem comercializadas. A ideia é incentivar a leitura para todas as pessoas”, afirma.
Praça dos Agricultores
Antes abandonada, com mato alto, cheia de lixo e sujeira, hoje a Praça dos Agricultores se tornou um orgulho para os moradores dos bairros Alípio de Melo, Castelo e região. Após passar por uma revitalização completa, a praça conta com playground, com brinquedos diversificados, um espaço exclusivo para academia a céu aberto, mesa com jogos, novas plantas e uma área verde ampla e aconchegante.
Sem contar que se tornou palco de grandes atrações culturais, gastronômicas, revelação de talentos da música e da dança. Isso tudo para a criançada e toda a família se divertirem gratuitamente. Um lugar mais do que especial para quem frequenta.
O atual adotante é o Topázio Mall, por meio do Programa Adoro BH da Prefeitura de Belo Horizonte. O shopping é responsável pelo projeto de revitalização, manutenção e preservação do espaço de forma espontânea e não conta com contrapartida fiscal.
A Praça dos Agricultores fica localizada na Avenida dos Engenheiros, 1.499, no Bairro Alípio de Melo, na região da Pampulha.
Uma resposta