Motociclistas de BH terão curso gratuito de pilotagem defensiva. Serão oferecidas cerca de seis mil vagas. Capacitação faz parte da 11ª edição da campanha “Ande Seguro” (Hoje em Dia)
Veja como participar:
Motociclistas de Belo Horizonte, a partir de quarta-feira (8), poderão realizar gratuitamente curso de pilotagem defensiva na ação “Acelerando para a Prevenção”, que integra a 11º edição do programa Ande Seguro, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). A primeira aula será realizada no estacionamento do Topázio Mall (entrada pela rua dos Médicos, 1.491- bairro Castelo), a partir das 12h30. Serão disponibilizadas 5.920 vagas para motociclistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
“Esse curso surgiu de um alerta após a última edição da campanha Ande Seguro. Constatamos que quase metade dos condutores de motocicleta da capital mineira já se acidentou e mais de 72% nunca haviam realizado um curso de pilotagem segura”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
O curso será ministrado em formato presencial, com carga horária de 120 minutos divididos em aulas práticas e teóricas. A partir da metodologia Honda, a formação vai abordar técnicas de pilotagem e desenvolver habilidades na condução segura da motocicleta para enfrentar qualquer situação no trânsito. Além disso, serão apresentados conteúdos sobre empreendedorismo, formalização dos microempreendedores individuais e planejamento. Os participantes receberão certificados ao fim do curso.
Sobre as aulas práticas
As aulas práticas serão ensinadas em duas pistas (60 x 30 metros) instaladas nos shoppings Topázio Mall e no Via Shopping Barreiro (avenida Afonso Vaz de Melo, 640 – Barreiro). A partir do dia 24 de setembro, uma terceira pista será instalada em local a ser definido.
O curso vai ensinar técnicas de frenagem, curvas, ponto cego, trânsito em corredor, pilotagem com garupa e mochila, plano de rota e cuidados com a moto. O facilitador será o instrutor de trânsito Ricardo Carvalho. Com grande experiência em pilotagem avançada, Carvalho é piloto de Motovelocidade 600 Supersport autorizado pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), e também pela Federação de Motociclismo de MG (FMEMG). Possui capacitação pela Escola de Pilotagem Helder Shad, Honda.
No dia da aula, o QR CODE gerado no ato do cadastro deverá ser apresentado junto com um documento de identificação. Cada turma terá, no máximo, dez alunos.
O participante deverá comparecer com sua própria moto, capacete, calça e calçado fechado. É obrigatório ser habilitado.
As aulas serão realizadas nas seguintes datas e horários:
1ª pista – Shopping Topázio Mall
De 08/05 a 13/07 – de terça a sábado de 14h às 20h
2ª pista – Via Shopping Barreiro
De 16/07 a 21/09 – de terça a sábado de 14h às 20h
3ª pista – Local a ser definido
De 24/09 a 30/11 – de terça a sábado de 14h às 20h
As aulas serão realizadas com um intervalo de duas horas entre cada (14h, 16h, 18h, 20h).
“A falta de treinamento adequado é um dos principais fatores que causam acidentes com motos. É fundamental treinar esses motociclistas, pois temos mais de 72 mil habilitados somente em Belo Horizonte e, segundo o último levantamento da campanha Ande Seguro, 53,6% atuam como entregadores e percorrem mais de 150 quilômetros por dia”, afirma o diretor da Câmara Setorial Duas Rodas CDL/BH, Milton Furtado.
11ª campanha Ande Seguro
A aula inaugural do curso “Acelerando para a Prevenção” marca o início da 11ª edição da campanha “Ande Seguro”. A ação tem como objetivo conscientizar motociclistas sobre a importância das boas práticas no trânsito, bem como a conservação do veículo.
Neste ano, estão previstas 16 paradas educativas, entre julho e novembro, onde serão avaliados itens das motocicletas e dos equipamentos de segurança, entre eles capacetes, freios, pneus, luzes, rodas e condições gerais do veículo. Os condutores também recebem gratuitamente a antena corta cerol, chaveiro, tirante e concorrem a sorteio de brindes como capacete, luvas e jaqueta. Também são repassadas dicas de segurança patrimonial, visando a proteção dos motociclistas e seus bens.
Motocicletas dominam trânsito e causas de atendimentos no João XXIII
De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão da Coordenadoria Estadual de Gestão do Trânsito (CET), a capital mineira possui atualmente uma frota de 267.541 motocicletas em circulação. No ano passado, eram 262.763. De primeiro de janeiro a 29 de abril deste ano, foram emplacadas 7.987 novas motocicletas em Belo Horizonte. Neste mesmo período do último ano, foram 7.639. Em 2023, no total, foram 23.279 novos emplacamentos.
Segundo a Divisão Especializada em Prevenção e Investigação de Crimes de Trânsito (Depicit), com dados da Base Integrada de Segurança Pública (BISP), o histórico de sinistros envolvendo motocicletas na capital mineira é:
2022 – 16.793
2023 – 20.939
2024* – 6.566 (dados de 1 de janeiro a 26 de abril de 2024)