Rômulo Ribeiro de Oliveira mora no Bairro Capelinha, em Betim. Ele trabalha com carrinho de pipoca no Bairro Prado, durante a semana, e, aos finais de semana e feriados, na Praça dos Agricultores. Rômulo é solteiro e não tem filhos.
Foi durante o evento BH + Feliz na Praça dos Agricultores que ele conheceu o espaço e acabou ficando. Mais tarde, recebeu o convite para se tornar um guardião e hoje ele tem a tarefa de ajudar a cuidar do local onde escolheu para atuar como pipoqueiro e voluntário.
“Ouvi dizer que a Praça dos Agricultores servia de moradia para mendigos, mas, depois que ela foi apadrinhada pelo Topázio Mall, tudo mudou. Os cuidados que temos com as nossas casas devemos ter com a praça, porque em praça suja e malcuidada ninguém quer ficar”.
Por estar sempre na praça, Rômulo já presenciou várias cenas. Algumas não tão belas como as paisagens do local. “O mais feio que já vi na praça são adultos brincando nos brinquedos infantis como se fossem realmente criancinhas de 5 anos. Mesmo a gente conversando sobre essa atitude errada, eles continuam fazendo pirraça, como crianças mimadas”.
Para tentar solucionar tais atitudes lamentáveis, o guardião tem aconselhado os frequentadores sobre as regras de uso do local. “O conselho que dou às pessoas que visitam a praça é que sejam também voluntários na preservação do local, porque aqui é o segundo lar da população do Alípio de Melo, Castelo e de toda a região, que tanto ama a praça, e as crianças agradecem de coração a todos que assim fizerem”.
Os Guardiões da Praça é uma iniciativa do Topázio Mall que surgiu em 2022, logo após a revitalização da Praça dos Agricultores. A ideia foi convidar as pessoas, sejam moradores, comerciantes ou visitantes, para cuidar do ambiente e manter a praça sempre viva e bem cuidada. (Conheça outros guardiões)
Já o Eu Amo Praça é um grupo fechado e exclusivo no WhatsApp para tratar especificamente sobre os cuidados e os dias de limpeza na Praça dos Agricultores.
Acesse o link abaixo e seja um guardião você também.