Idealizado pelo Topázio Mall, o projeto Feira TOP já ganhou a aprovação dos visitantes e expositores da região da Pampulha. Ao longo de sete edições, a feira já reuniu mais de 120 microempreendedores de diversos segmentos, como arte, artesanato, gastronomia e variedades. São artistas, artesãos, pequenos produtores e microempreendedores que apresentam produtos artesanais exclusivos, feitos peça a peça, com afeto, cuidado e dedicação, que contam uma história.
O objetivo do projeto é incentivar os pequenos empreendedores dos bairros Alípio de Melo, Castelo, Santa Teresinha e toda a região, impulsionando o empreendedorismo, a economia e o desenvolvimento local.
TOP: Trabalho, Otimismo e Propósito
A Feira TOP é mais que uma feira, nasceu como um projeto social que busca valorizar o pequeno empreendedor, a cultura e toda diversidade da região. O intuito é estimular o Trabalho, Otimismo e Propósito dos expositores (por isso TOP), a fim de otimizar processos, favorecer as parcerias e novos negócios, além de incentivar as vendas e relações de mercado.
Em contrapartida, também envolve a comunidade, oferecendo conveniência, entretenimento e cultura à população. Uma oportunidade de conexão e impulsionamento de todas as potencialidades do bairro, um dos compromissos do Topázio Mall desde a sua chegada à região, como destaca Mateus Carvalho, à frente da Galícia Empreendimentos e Participações, administradora do shopping. “O DNA do nosso empreendimento é fomentar o desenvolvimento da região do Alípio de Melo, Castelo e bairros adjacentes, e é para nós motivo de satisfação poder trazer o pequeno empreendedor, que não teria condições de alugar um espaço grande, para agregar valor ao mall e vender produtos que não temos nas lojas que fazem parte do complexo”, afirma Mateus.
A primeira edição da feira foi realizada em junho de 2023 e, com o tempo, a feira foi só crescendo, como lembra o empresário: “O projeto nasceu pequeno, com poucos expositores, e percebemos um aumento no interesse tanto do público em participar quanto dos feirantes em expor seus produtos”.
Daiana Sampaio, CEO da Agência Ideação, responsável pela comunicação e marketing do Topázio Mall, conta ainda sobre o desenvolvimento do projeto, que se tornou quinzenal: “O projeto Feira TOP nos surpreendeu com o crescimento acelerado. Inicialmente, confesso que a primeira edição nos deixou um pouco apreensivos em relação ao tempo de maturação, porém, já na segunda edição, percebemos uma resposta muito positiva. Na terceira edição, já não tínhamos dúvidas que iria ‘pegar’ e pegou! Hoje, inclusive, temos diversos empreendedores buscando uma oportunidade de serem evidenciados na Feira TOP”, relata.
Conexão e valorização do empreendedorismo local
A Feira TOP vem sendo desenvolvida coletivamente, com atenção aos empreendedores, que realizam seu trabalho de forma criativa e verdadeira. E tanto os expositores quanto os visitantes têm apoiado a ideia. Inclusive, há empreendedores que têm participado desde as primeiras edições, como a Cláudia Araújo de Andrade, à frente da Cláudia Fitness Store: “Eu estou desde o comecinho, quando tudo era mato (risos). Brincadeira. Quero agradecer à Daiana e ao César, vocês como sempre com muito profissionalismo e carinho nos auxiliando a seguir em frente com dicas valiosas”, destaca.
Malena Lourenço, da Loucos por Sabor, também destaca a organização: “Gostaria de agradecer mais uma vez a oportunidade e atenção da equipe, que faz a feira acontecer, e aos meus colegas feirantes por prestigiarem nosso trabalho”.
Germano Natalino Silva, da Pirilampo Artefatos de Madeira & Ah.Eh.Arte valoriza a opinião do público e o crescimento da feira: “Podemos observar que o fluxo de visitantes vem aumentando gradativamente. Ouvimos vários visitantes tecendo comentários agradáveis sobre a feira […]. Já frequentamos algumas feiras, mas em nenhuma delas vimos tamanha dedicação, atenção e respeito com os expositores e, principalmente, com os visitantes. Preocupação com cafezinho oferecido aos expositores, limpeza do ambiente, colaboradores super simpáticos e atenciosos […]. Nossa, que atmosfera deliciosa! Parabéns!”.
Já a dona Roseli, moradora do bairro, chama a atenção para as mudanças ocorridas na região. “A feira pra nós foi um presente. Eu moro aqui em frente há 45 anos, e agora nós estamos cheios de novidades aqui na praça. Está uma maravilha! E tomara que tenha todo sábado pra gente poder vir aqui passear”, diz alegre. A feira tem acesso gratuito para os visitantes.
Disseminação de cultura e entretenimento
Além dos diversos empreendedores, a Feira TOP apoia o trabalho de outros artistas que animam o evento, com música ao vivo, dança e diversas outras atrações culturais.
Já tivemos a apresentação do mágico Xuxa, o Violinista José Lino Pereira, o saxofonista Paulo Linhares, o músico Tony Nogueira, entre outros. Acostumado aos bares de Belo Horizonte, Tony comenta como é participar de uma feira: “É a mistura perfeita, porque o rock tem muito a ver com artesanato, com arte e cultura em geral. E o rock está enraizado na cultura da cidade também […]. É essa magia mesmo, essa mistura de identidades que faz o rock acontecer e tem a ver com a feira”, aponta.
Espaço literário
Novidade recente do projeto, a Feira TOP também apoia a educação e a literatura, disponibilizando um estande especial, chamado “Espaço Literário”. O local é reservado a escritores independentes, que podem expor suas obras gratuitamente. O espaço já recebeu as escritoras Maria Clara Galvão e Priscila Fonseca, ambas “crias” da região que tiveram a oportunidade de mostrar mais sobre seu trabalho. O espaço ainda recebe doações de livros para o projeto Biblioteca a Céu Aberto, casinha 6, localizada na Praça dos Agricultores, que incentiva a leitura gratuita.
Espaço Solidário
Outro estande reservado é o Espaço Solidário, que reúne e abraça pessoas que ainda não têm seus negócios bem definidos, como alguns dos empreendedores expositores. O espaço é coordenado por Silvana Dornas, Conceição e Neusa Alves, do Projeto Dança Sênior, que tem o objetivo de democratizar o acesso à dança sênior e transformar as pessoas por meio da dança.
Planos futuros
O projeto da feira também tem favorecido os lojistas do Topázio, aumentando o público visitante: “A gente percebe que o fluxo de clientes tem aumentado no shopping e nas lojas. São pessoas novas que não conheciam o ambiente e que, por meio da feira, passaram a frequentar o local, e isso é bacana”, enfatiza Wander Rizato, gerente da Boa Festa, loja de artigos variados para decoração de festas e comemorações.
Com tanta repercussão positiva, para Daiana Sampaio, o projeto Feira TOP tem tudo para continuar crescendo e ter grandes resultados. “Como responsável pela estratégia e comunicação do TOPÁZIO, estou bastante satisfeita com os resultados alcançados até aqui. Fechamos a sétima edição antes mesmo de abrir o processo de seleção, e ainda temos fila de espera. Por um lado é ruim, porque não conseguimos ter todos no mesmo dia, por outro lado é maravilhoso porque podemos ter a certeza de que o trabalho é grandioso, e isso nos mantém otimistas em seguir com o propósito genuíno de ajudar os pequenos empreendedores – artesãos, artistas, produtores e revendedores da região em que o Topázio Mall está instalado. Já somos um amigo da comunidade, esse sempre foi o objetivo, desde a chegada do mall no bairro Alípio de Melo”, lembra.
E se depender da organização, o objetivo é deixar o evento fixo no calendário do shopping. “Estamos muito satisfeitos com a energia boa que o movimento da feira está proporcionando, inclusive aumentamos o fluxo de pessoas dentro do Topázio. Esperamos que ela se torne um evento permanente em nosso calendário”, revela Mateus Carvalho.
Conheça mais sobre o projeto Feira TOP e as próximas edições.
*Créditos: Fotos e Videos – Arquivo Topázio Mall, Benito Urbina e Juliana Moura