A partir do dia 1º de julho, não serão apenas flores e plantas que irão compor o jardim da Praça dos Agricultores. Ele terá um novo habitante: uma casinha recheada de livros. O novo morador faz parte do projeto Biblioteca a Céu Aberto, que tem como objetivo incentivar a leitura por meio de pequenas bibliotecas instaladas em locais públicos no conceito de “pegue um livro e deixe um livro”.
A casinha irá funcionar 24 horas por dia, 7 dias na semana. Os livros serão doados por voluntários e visitantes da praça.
De acordo com Daiana Sampaio, responsável pelo marketing do Topázio Mall, ter a Biblioteca a Céu Aberto no local, é um incentivo à educação e significa integrar ainda mais a comunidade com a nova praça, que foi totalmente revitalizada pela Galicia Empreendimentos e Participações, administradora do shopping. “A praça recebe pessoas de todas as idades e poder oferecer a elas a oportunidade de leitura gratuita, com acesso facilitado aos livros, num espaço aconchegante, bonito e atrativo é maravilhoso. É um grande incentivo à educação e à cultura, além de ser uma forma de valorizar a literatura, os escritores e todos os profissionais envolvidos no projeto. Tenho certeza de que esta biblioteca será sucesso”, afirma.
Biblioteca a Céu Aberto
A iniciativa surgiu depois que Mônia Souza, idealizadora do projeto, viu várias dessas casinhas de livros espalhadas pelo Canadá. Assim que retornou ao Brasil, ela pôs em prática, e a primeira unidade da Biblioteca a Céu Aberto foi inaugurada em agosto de 2022, em frente à Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da capital mineira. De lá para cá, outras unidades foram surgindo, como nas cidades mineiras de Monte Carmelo, Araxá e Araguari. A Biblioteca a Céu Aberto da Praça dos Agricultores será a sexta unidade a ser inaugurada, no dia 1º de julho deste ano. Outras 30 unidades estão para serem instaladas até o final deste ano.
Segundo Mônia, mais de 4 mil livros já passaram pelas casinhas. “Todos os livros que recebemos de doações nós carimbamos e colocamos nas bibliotecas. As obras não podem ser vendidas e nem comercializadas. A ideia é incentivar a leitura para todas as pessoas”, afirma.
Praça do Agricultores
Antes abandonada, com mato alto, cheia de lixo e sujeira, hoje a Praça dos Agricultores se tornou um orgulho para os moradores dos bairros Alípio de Melo, Castelo e região. Após passar por uma revitalização completa, a praça conta com playground, com brinquedos diversificados, um espaço exclusivo para academia a céu aberto, mesa com jogos, novas plantas e uma área verde ampla e aconchegante.
Sem contar que se tornou palco de grandes atrações culturais, gastronômicas, revelação de talentos da música e da dança. Isso tudo para a criançada e toda a família se divertirem gratuitamente. Um lugar mais do que especial para quem frequenta.
O atual adotante é o Topázio Mall, por meio do Programa Adoro BH da Prefeitura de Belo Horizonte. O shopping é responsável pelo projeto de revitalização, manutenção e preservação do espaço de forma espontânea e não conta com contrapartida fiscal.
A Praça dos Agricultores fica localizada na Avenida dos Engenheiros, 1.499, no Bairro Alípio de Melo, na região da Pampulha.
Uma resposta